PROPOSTA PEDAGÓGICA
A EMEI. Maria do Socorro Cruz, vendo nas crianças a que lhe são confiados, e entendendo a criança como ser humano integral, interagindo intensamente com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento acreditamos que elas são capazes de construir um mundo melhor.
Na nossa EMEI., temos a preocupação de possibilitar à criança a construção do conhecimento, a partir da interação com os colegas, com o professor - mediador do conhecimento e parceiro mais experiente - e com as pessoas com as quais ela convivi.
No dia a dia, são propostas atividades que visem a qualidade do aprendizado e não a qualidade de conteúdo, garantindo o sucesso dos alunos favorecendo-lhes meios para prevalecer os anseios comunitários em busca da qualidade baseada nos princípios de solidariedade, favorecendo uma linha de ação pedagógica que respeite os diferentes níveis e ritmos de aprendizagem de cada criança e com diferentes linguagens, despertando o seu lado crítico, criativo, responsável, e confiante, de forma a conseguir o exercício da cidadania plena.
Garantir o sucesso dos alunos
favorecendo-lhes princípios como respeito, humanismo, solidariedade, dignidade
e valores morais e éticos, favorecendo uma linha de ação pedagógica que
respeite os diferentes níveis e ritmos de aprendizagem de cada criança, sua
bagagem cultural trazida de casa, despertando o seu lado crítico e confiante de
forma a conseguir o exercício da cidadania plena.
Na nossa EMEI., temos a preocupação de possibilitar à criança a construção do conhecimento, a partir da interação com os colegas, com o professor - mediador do conhecimento e parceiro mais experiente - e com as pessoas com as quais ela convivi.
No dia a dia, são propostas atividades que visem a qualidade do aprendizado e não a qualidade de conteúdo, garantindo o sucesso dos alunos favorecendo-lhes meios para prevalecer os anseios comunitários em busca da qualidade baseada nos princípios de solidariedade, favorecendo uma linha de ação pedagógica que respeite os diferentes níveis e ritmos de aprendizagem de cada criança e com diferentes linguagens, despertando o seu lado crítico, criativo, responsável, e confiante, de forma a conseguir o exercício da cidadania plena.
NOSSA MISSÃO
VISÃO DE
CRIANÇA, MUNDO, SOCIEDADE, CONHECIMENTO E ESCOLA
Visão de criança
A criança como todo ser humano, é um sujeito
social, histórico e de direito que, nas interações, relações e práticas
cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca,
imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e
constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Ela faz
parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade com uma
determinada cultural, em um determinado momento histórico em que se desenvolve,
mas também a marca profundamente. A criança tem na família biológica ou não, um
ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais
que estabelecem com outras instituições sociais. As crianças possuem uma
natureza única, que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de
um jeito muito próprio nos critérios que estabelecem desde cedo com as outras
pessoas que convivem no meio em que vivem, as crianças revelam seus esforços
para entender o mundo, as relações e, por meio das brincadeiras explicitam as
condições de vida a que estão expostas, seus anseios e desejos.
Visão de
Mundo
O mundo se transforma constantemente,
e o homem é sujeito da própria educação. Dessa forma, através da reflexão sobre
o ambiente, ele contribuirá para as mudanças e melhorias. No mundo tecnológico,
não perderá de vista a qualidade de vida.
Visão de
Sociedade
A participação do homem como sujeito
da sociedade implica uma postura crítica. A cultura constituiu a aquisição
sistemática da expressão humana. Por isso, uma escola deve descrever sua visão
de cultura.
Visão de Conhecimento
O conhecimento é a informação
elaborada. A educação deve permitir que o homem seja sujeito do seu
desenvolvimento e participe da transformação da sociedade. O objetivo da
educação é dar condições para que o educando desenvolva suas capacidades como
ser pensante.
Visão da
Escola
Cabe à escola, como instituição
cultural, transmitir a seus alunos o conhecimento acumulado pela humanidade. Os
conteúdos devem ser apenas um meio para levar o aluno a desenvolver habilidades
que, harmonicamente conduzidas, tornar-se-ão competências necessárias para uma
vida de qualidade com cidadania.
Metas e
Atendimentos
·Apresentação
de atividades multidisciplinares para melhor desenvolvimento das diversidades
de aprendizagem.
·Garantir
qualidade de ensino e comprometimento dos professores da EMEI.
·Assegurar
as crianças boas condições necessárias como a merenda, brincadeiras e
aprendizagem.
·Garantir
acompanhamento pedagógico e motivar as famílias para um acompanhamento sistemático
familiar.
·Proporcionar
atividades que explorem a imaginação, ludicidade e o senso crítico no educando.
·No
decorrer do ano letivo, elaborar e executar projetos significativos a sua
realidade que envolva alunos e pais.
·Promover
palestras preventivas em todo âmbito social
·Motivar a comunidade com textos reflexivos
Envolver os pais em trabalhos e/ou projetos que sejam desenvolvidos no âmbito educacional de seus filhos.
·Motivar a comunidade com textos reflexivos
Envolver os pais em trabalhos e/ou projetos que sejam desenvolvidos no âmbito educacional de seus filhos.
·Finalizar
os projetos utilizando culminâncias envolvendo a comunidade.
·Oportunizar
escolar a manifestação de suas raízes culturais.
·Otimizar
a demanda de matriculas e organizar as turmas por idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário