Quem somos

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A EMEI. Maria do Socorro Cruz está localizada a Rua das Flores S/N Bairro João Cabral, no município de Juazeiro do Norte-CE. Atualmente a escola funciona nos turnos matutino e vespertino com um total de 10 salas de aulas distribuídas nos infantis III, IV e V.
A comunidade apresenta-se com acervo riquíssimo de recursos culturais, passando de geração em geração, onde na escola também absorve esses produtos como fatores de estímulos no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Existe também uma grande mistura de religiosidade popular que adentra nossa escola no sentido positivo, contudo, ela se encontra cercada de diferentes religiões como católicos, evangélicos, umbandistas, espíritas e candomblecistas, proporcionando o contato de várias origens socioculturais, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado da experiência educativo. Não deixando de lado as lapinhas, grupos juninos, maneiro-pau, reisado, mulheres guerreiras entre outros, tornando  o bairro um centro cultural e a instituição um espaço de inserção das crianças nas relações étnicas e morais que permeia a sociedade na qual estão inseridas.
Sabemos que os desenvolvimentos da identidade e da autonomia de nossa escola estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais se dão a ampliação dos laços afetivos que a escola pode estabelecer com a comunidade, contribuindo para que o reconhecimento e a constatação das diferenças entre as pessoas ou grupos sociais sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento do meio.
Considerada uma comunidade de risco, com baixo poder econômico, onde pessoas são expostas a vulnerabilidade de várias formas, percebemos que são registrados altos índices de violência e criminalidade. Existem uma grande parte dessa população que vivem na miserabilidade social, como também aquelas que adquiriram condições melhores de vida, todavia são pessoas que comungam da religiosidade, de grupos socioculturais e que acreditam de alguma forma na educação, acreditando nessa força, observamos que são famílias um pouco mais estruturadas, tendo um grau de instrução mais elevado, fugindo do comum.
Vale ressaltar que houve nesses últimos anos, um avanço significativo na qualidade de vida dessa comunidade, por conta do empreendimento social do governo federal com a implantação do Bolsa Família e o que se observa é que muitas famílias melhoraram através desse benefício social. E também pela  exigência do governo, que as crianças precisam está devidamente matriculadas e com uma boa assiduidade na escola. Entendemos que essa maneira, a educação se faz presente transformando a sociedade.
Com isso percebemos uma diminuição considerável, nos índices de pobreza, como também de violência, mas infelizmente ainda é uma comunidade que está articulada no comando do tráfico de drogas na nossa cidade o que vem ocasionar fatores de risco social, temos consciência que a nossa escola está num espaço físico considerado de auto-risco envolto de mini-favelas possuindo vários pontos de vendas de drogas e de partilhas de roubos e furtos, fazendo de nossa comunidade um bairro periculoso.
Em contrapartida, a educação está crescendo e melhorando a cada dia, assim sendo, entende-se que só através da educação é que vamos melhorar a qualidade de vida de um povo, por ela tudo muda. Hoje contamos com novas escolas, centro de lazer, pólo cultural e de esportes que vem ajudar a combater esses altos índices de violência e criminalidade onde nossas crianças e jovens passam a entender que só a Educação é capaz de mudar suas vidas para melhor.



HISTÓRICO DA ESCOLA


Na década dos anos 80 esta instituição escolar era chamada de Creche Romeirão que de início funcionava na chácara de Dr. Salviano, localizada na rua Senhor do Bonfim, anos seguintes se mudou para uma pequena  casa na rua Odílio Figueiredo  sob a coordenação de Rita. Logo depois, na gestão do prefeito Carlos Cruz foi idealizado e construído um prédio que acolhesse a creche e o posto de saúde, cuja inauguração aconteceu em julho de 1990 e homenageando a 1ª Dama a creche recebeu o nome de Creche Maria do Socorro Cruz, funcionando apenas um turno com três salas de aula e tendo o espaço físico com o posto um salão para festa de final de semana. Sob a direção da Professora Raimunda Pereira da Costa (Graça) que executava toda e qualquer função dentro da escola.
Na gestão do prefeito Dr. Mauro Sampaio entre 1997 a 2000 sentiu-se a necessidade de ampliar o número de salas, transformando o salão em duas salas de aula, ficando a escola com dez salas de aula e ainda recebendo recursos da Secretaria de Ação Social do Município sob a direção da então diretora administrativa Jordânia.
No ano de 2001 a 2004, na gestão do prefeito Carlos Cruz assume a direção a senhora Abgail, porém quem finalizou foi a senhora Josefa Siebra (Tatá).
Entre os anos de 2005 a 2008, na gestão do prefeito Dr. Raimundo Macedo foi nomeada como diretora administrativa a senhora Lúcia, com um tempo depois nesta mesma gestão houve mudança e Josefa Maria da Hora foi então agraciada com o novo posto de diretora. A creche funcionava em três períodos; manhã, intermediário e tarde. No total quinze salas de aulas deixando de ser creche recebendo uma nova nomenclatura EMEI que significa Escola Municipal de Educação Infantil e diante dessa mudança a responsabilidade passa a ser da Secretaria da Educação do município.
No período de 2009 a 2012 na gestão do prefeito Dr. Santana foi nomeada como diretora administrativa a senhora Geralda Pinheiro Barbosa que permaneceu durante toda a gestão a frente dos trabalhos da EMEI Maria do Socorro Cruz que devido a grande demanda de alunos precisou dividir uma sala de aula em duas, acrescentando o número de salas passando a ter doze no total, funcionando em dois turnos matutino e vespertino com doze salas distribuídas nos infantis III, IV e V com um número significante de alunos aproximadamente 386 crianças sendo que na salas de infantil III é composta de 25 alunos e nos demais cerca de 35 crianças. Iniciou sua gestão com a coordenadora Fátima, tempos depois mudou para Adairton (Messias) e por fim Izabel Cristina Alves Monteiro assumindo posto de pedagógica com duração de um ano e meio. Tem atualmente vinte e seis funcionários, diretora administrativa, coordenadora pedagógica, professores, auxiliares de professores, auxiliares de serviços gerais, secretária, merendeira e vigias.
Na gestão do prefeito Dr. Raimundo Macedo (Raimundão) assume a direção da escola a senhora Francisca Alves e Maria de Lúcia Teixeira ocorrendo do ano 2013 a 2016 havendo inúmeras mudanças como a retirada da parede que fazia a divisão de uma sala em duas havendo uma diminuição significativa no número de alunos matriculados. Começa um novo período de gestão iniciando no ano de 2017 até 2020 tendo como prefeito Dr. José Arnon Bezerra e a escola ficando novamente sob a direção da senhora Geralda Pinheiro Barbosa e a coordenadora pedagógica Izabel Cristina Alves Monteiro. Renovando a esperança do grupo por melhorias e respeito.

  


FRENTE DA ESCOLA COM ACESSO PARA DEFICIENTE FÍSICO




FRENTE DA ESCOLA COM ACESSO A RUA







CORREDOR DA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário